12 de agosto de 2010

Matemática no jardim-de-infância


A criança, desde muito pequena que lida com conceitos matemáticos e cabe ao adulto o papel de proporcionar um ambiente estimulante que permita desenvolver as competências lógico-matemáticas de cada criança.
Ela constrói activamente os conhecimentos e conceitos lógico-matemáticos, em interacção com o meio ambiente e com os outros.
O principal objectivo do ensino da matemática é desenvolver a capacidade de resolver problemas, contribuindo para tornar as crianças autónomas do ponto de vista intelectual, fornecendo-lhes instrumentos que lhes permitam ser competentes nesta sociedade em permanente transformação.

Como?

Partindo dos conhecimentos que a criança já possui, o objectivo é que os conceitos matemáticos sejam construídos pela criança como resposta aos problemas reais que surgem no seu dia-a-dia.
O adulto não deve dar respostas à criança, mas sim levá-la a pensar em soluções, através da concretização (utilizando materiais diversos ou representando graficamente), sabendo sempre que o erro é parte inerente do processo de descoberta.
Que conceitos devem as crianças adquirir?

Conceito de Seriação: permite à criança construir séries de objectos de acordo com as suas diferenças ordenadas: por exemplo, colocar os livros do maior para o menor, ordenar os vencedores numa corrida ou colocar as rotinas do seu dia numa sequência cronológica.
A criança necessita de compreender os termos de maior, menor e maior e utilizar critérios lógicos de seriação na resolução de problemas do seu dia-a-dia.

Conceito de Classificação: implica agrupar os objectos pelas suas semelhanças ou pelos seus critérios comuns, como por exemplo, juntar as peças de um jogo pelas cores ou os animais pelo local onde vivem.
Este conceito é fundamental para a estruturação do pensamento e permite à criança organizar a realidade, agrupando os objectos, os animais, as plantas… de acordo com determinada característica, estimulando o desenvolvimento do pensamento abstracto.

Conceito de Número: implica conhecer a sequência numérica e fazer corresponder o número que se vai dizendo em voz alta a um objecto que se aponta.
A criança deve começar a compreender quantidades e efectuar pequenos cálculos mentais.A noção de número ganha sentido sempre que a criança usa o número no seu dia-a-dia (quantas colheres de sopa, quantos anos tem, quantos meninos vão à festa…; nos jogos tradicionais ou de mesa, nas histórias, nas lenga-lengas, nas canções…)

1 comentário:

  1. Esta instituiçao esta de parabens por esta iniciativa.o vosso infantario deve ser o local perfeito para confiar mos um filho.Que bela anedota,centro social de carregosa.Tenham paciencia mas nao e com estas manobras, que nos enganam, nem com esta direcçao de mediocres, hipocrita s e projecto a primeiro ministro que chegam la. Senhores pais e socios lembrem-se,num infantario a prioridade sao as crianças, nao os interesses pessoais desta direcçao ou de outra qualquer.

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