16 de maio de 2010

A família na vida de uma criança


A família tem um papel essencial para com a criança, que é o da afectividade.
A sua importância é primordial pois sem o afecto de um adulto, a criança não desenvolve a sua capacidade de confiar e de se relacionar com o outro.
Assim, a família constitui o primeiro e o mais importante grupo social de toda a pessoa. É para a criança, um grupo significativo de pessoas, de apoio, como os pais, os pais adoptivos ou os tutores, os irmãos, entre outros.
Desta forma a criança assume um lugar relevante na unidade familiar, onde se sente segura.
A nível do processo de socialização a família assume, igualmente, um papel muito importante, já que é ela que modela e programa o comportamento e o sentido de identidade da criança.
Para além dos pais e dos irmãos, os Avós têm cada vez mais um papel importante na Família. As suas experiências, opiniões, histórias, brincadeiras, a educação fazem parte do dia-a-dia das crianças.

2 comentários:

  1. A família é, sem dúvida, o pilar essencial para o crescimento das crianças. Mas o infantário e as pessoas que todos os dias estão com os nossos filhos também são muito importantes. Parabéns pelas iniciativas que têm desenvolvido.

    ResponderEliminar
  2. “CrescerAeducar” Deve ser com esse intuito que contratam uma funcionária, intitulada de Prof. de Música, mas o único conhecimento nessa área só se for a vuvuzela. Triste direcção que nos saiu na rifa.

    ResponderEliminar