8 de maio de 2010

Importância de ler histórias às crianças


Hoje em dia poucas crianças têm o privilégio de ouvir histórias em casa, contadas pelos pais ou familiares próximos.

Esquecemos muitas vezes que através das histórias a criança forma o gosto pela leitura, enriquece o seu vocabulário, amplia o mundo de ideias e conhecimentos desenvolvendo a linguagem e o pensamento.

As histórias estimulam a atenção, a memória, cultivam a sensibilidade e isso significa educar o espírito, ajudam por vezes a resolver conflitos emocionais e, tão importante, estimulam o imaginário da criança.

Como recurso pedagógico a história abre espaço para a alegria e o prazer de ler, compreender, interpretar a si próprio e à realidade, por isso, vamos começar a ler mais histórias às nossas crianças.

2 comentários:

  1. Uma criança com 2 anos, é do melhor ler histórias com boa dicção.
    Nada de GAGA, GUGU...
    Falar termos carinhos mas em perfeito Português.

    ResponderEliminar
  2. Não concordo com o comentário anterior...
    "Uma criança com 2 anos, é do melhor ler histórias com boa dicção.
    Nada de GAGA, GUGU..." - isto não pode ser só aos 2 anos mas desde a nascença.
    Bem sei que este hábito de falar à bebé é uma herança pesada dos nossos ascendentes e familiares próximos mas temos que a contrariar todos os dias. Porque não dizer carro ou mesmo carrinho em vez de popó?
    Na minha opinião, as histórias são uma óptima forma de contrariar este tipo de linguagem e permitem a introdução de vocabulário que de outro modo seria mais difícil.
    Ler histórias é fundamental mas não desde os 2 anos, desde que o bebé existe e está na barriga da mãe.
    E lembrem-se se as crianças não aprenderem a falar bem, dificilmente escreverão bem pelo que poderão não ser os alunos de sonho que os pais pretendem!

    ResponderEliminar