20 de junho de 2010

Prevenção Contra Intoxicações


Nos últimos 20 anos, uma das maiores melhorias na saúde e na segurança das crianças foi uma maior prevenção de acidentes de intoxicação. Seguem-se algumas ideias para ajudar a tornar a casa mais segura:

* Mantenha todos os remédios em frascos à prova de crianças. Verifique os remédios das pessoas que os visitam para se certificar de que também se encontram em frascos à prova de crianças.

* Isole os suplementos dietéticos e as vitaminas dos adultos. Estes podem ser muito perigosos para as crianças. Não os partilhe, nem intencional nem acidentalmente.

* Nunca se refira a um remédio como se fosse um rebuçado. Os rebuçados são para mostrar; os remédios não o são. Tenha especialmente cuidado com os comprimidos de ferro, pois estes parecem - e inicialmente sabem a - rebuçados. Ingerir demasiado ferro pode ser fatal.

* Coloque todos os produtos de limpeza num armário fechado. Debaixo da banca não é um bom lugar numa casa com crianças pequenas.

* A área da garagem e da oficina deverá ser proibida aos seus filhos a não ser que estejam sob a supervisão directa e permanente de um adulto.

* Observe os produtos e os artigos que pessoas como os canalizadores, os electricistas, e outros, trazem para sua casa ou pátio como parte do trabalho deles.

* Mantenha as bebidas alcoólicas fechadas. O álcool é um veneno para as crianças pequenas.

* Tenha cuidado quando comprar plantas para casa e para o jardim. Pergunte quais as plantas que podem ser venenosas.

* Tenha em mente que os cosméticos, especialmente os óleos e os produtos à base de álcool podem ser prejudiciais para crianças pequenas. Mantenha estes produtos num local elevado e fora do alcance e coloque os seus produtos de maquilhagem fora da vista dos pequenos.

Se suspeitar de uma intoxicação, telefone imediatamente para o pediatra ou para o centro de controlo de intoxicação.

4 comentários:

  1. “CrescerAeducar” Deve ser com esse intuito que contratam uma funcionária, intitulada de Prof. de Música, mas o único conhecimento nessa área só se for a vuvuzela. Triste direcção que nos saiu na rifa.

    ResponderEliminar
  2. Triste direção?muito triste mesmo!uma direção que se preocupa em por cortinas mas que nao tem nenhuma preocupação com os nossos filhos. A pior direção de sempre mas felizmente ja existem movimentações para os colocar de lá para fora.

    ResponderEliminar
  3. Caros senhores anónimos!
    De facto, as vossas preocupações têm tudo a ver com este post sobre "intoxicações"! Que belo uso das novas tecnologias.

    Se têm algum problema a resolver, como pais atentos que parecem ser, vão falar com quem os possa resolver, sem desvistuar o belo trabalho de debate a que este blog se propõe.

    Agora sim, sobre a prevenção das intoxicações...
    Cá está mais um tema importante de debate. É sempre bom ter uma lista de verificação para termos a certeza que fazemos o melhor pelos nossos filhos.

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Fonte: http://www.inem.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=27878


    Em caso de intoxicação, telefone para o Centro de Informação Antivenenos (CIAV) do INEM:

    808 250 143

    Este serviço médico funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano. Para cada situação serão aconselhadas as medidas que deverá tomar.
    Procure dar informações que possam ajudar o CIAV a identificar a situação, designadamente:

    Quem - idade, sexo, gravidez, etc.

    O quê - produto, animal, planta, cogumelo.
    Quanto - quantidade de produto, tempo de exposição.
    Quando - há quanto tempo.
    Onde - em casa, no campo, na fábrica, etc.
    Como - em jejum, com alimentos, com bebidas alcoólicas, etc.

    ResponderEliminar