9 de julho de 2010

A abordagem à escrita no pré-escolar



Desde muito cedo as crianças contactam com a escrita e é fundamental tirar partido da sua experiência anterior alargando-a a novas aprendizagens.

Na educação pré-escolar deve recorrer-se a uma abordagem global, tendo por base o envolvimento da criança com os livros e a produção de escrita não convencional.
Como tal, não faz sentido antecipar a abordagem associonista e fónica, realizando actividades de cópia de letras e associação ao som que são feitas no 1º ciclo.

É importante criar oportunidades de “imitação” da escrita através da disponibilização de materiais como folhas, revistas, jornais, entre outros, nas suas brincadeiras de faz-de-conta.

A criação de um ambiente estimulante ao nível da escrita aliado a uma atitude igualmente estimulante por parte do educador, que valoriza as tentativas das crianças, são factores altamente facilitadores da familiarização com o código escrito.

É essencial proporcionar às crianças o contacto com o texto manuscrito e impresso em diferentes formatos, uma vez que gradualmente elas vão percebendo que se pode escrever o que se diz, que a escrita permite lembrar o que dissemos ou vivemos e que esta envolve um código com regras próprias.

Durante as tentativas de escrita, que se vão aproximando cada vez mais do modelo, a criança começa a perceber as normas da codificação escrita e deseja reproduzir algumas palavras.

1 comentário:

  1. Este tema merece de facto uma abordagem séria e ponderada.

    Por muito que os pais gostem de dizer que os seus meninos de 5 anos já conhecem as letras e já conseguem "ler", e por muito que as educadoras gostem de agradar aos pais, é preciso ter em conta que, se as crianças iniciam o seu processo de aprendizagem da leitura e da escrita aos 6 anos com professores do 1.º ciclo é porque há alguma razão para isso.

    Este é um processo muito complexo e que se não for realizado da melhor forma possível deixa consequências negativas para toda a vida. Para que tudo corra da melhor forma, cabe aos pais fomentar a leitura em casa, às educadoras preparar as crianças com actividades de pré-leitura e de familiarização com o processo mas apenas os professores do 1.º ciclo têm a habilitação profissional para introduzir formalmente a leitura e escrita.

    As crianças têm muito tempo no primeiro ciclo para aprenderem e, aí sim, os pais devem apoiá-las e estimulá-las.

    Parabéns pelos temas interessantes de debate.
    Continuem o bom trabalho!

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